Dicas e Mitos sobre Home Office

Alexandre Waclawovsky22 de Outubro

Dicas e Mitos sobre Home Office

Uma nova modalidade de trabalho esperada por muitos

Por mais de 10 anos operando em funções executivas cobrindo América Latina e como Consultor experimentei essa modalidade de trabalho, que tem alguns mitos e me trouxe bons aprendizados.

Por mais de 10 anos operando em funções executivas cobrindo América Latina e como Consultor experimentei essa modalidade de trabalho, que tem alguns mitos e me trouxe bons aprendizados.

Conversando com algumas lideranças do nosso mercado senti um desconforto inicial, que é totalmente normal, afinal estamos praticando um novo modelo de trabalho e em escala. Ouvi muitos “estou trabalhando muito mais” e “não estou conseguindo gerenciar mais minha agenda”, assim resolvi compartilhar alguns mitos e aprendizados que tive durante a minha jornada:

  1. 1) Mitos:
  • a) HO é simples de implantar. Lembre-se que estamos tratando de outra modalidade de trabalho, assim políticas e regras deverão ser estipulados. Implementar HO também implica em assegurar que seus colaboradores tem uma estrutura de conexão adequada e disponível – esperar que as pessoas façam as mesmas atividades de um computador num celular é complicado.
  • b) HO não equivale a férias ou descanso remunerado. Você precisa manter seu horário de trabalho normal. Não cabe a cada um decidir um novo horário de trabalho, pois sua ausência pode significar uma decisão ou consulta não feita e uma tarefa não concluída.
  • c) Liberdade vs. Responsabilidade. Lembre-se que você segue trabalhando, apenas em regime remoto. Trabalhar da piscina, tirar um cochilo ou ver um filme é possível, mas lembre-se que existem pessoas que dependem ou precisam de você, logo vale a regra do respeito. Em horário de trabalho você precisa estar acessível.
  • d) Acessível vs. Disponível. Mantenha sua rotina habitual. Esteja acessível. Meios de comunicação não faltam. Agora, a falta do contato físico, nos leva a acreditar que as pessoas estarão sempre disponíveis, o que não é verdade. Precisa garantir determinadas conversas, então agende horários e assegure a disponibilidade das demais pessoas.

2) Dicas práticas:

a) Divida seu dia em 3 momentos: início da manhã para ler e-mails, revisar mensagens de WhatsApp e sua agenda do dia/semana. Use o restante da manhã para lidar com e mails, telefonemas rápidos, conversas individuais ou ler. Após o almoço para reuniões por telefone ou vídeo chamadas por Skype, Zoom, Whereby ou Hangouts. Acredite! é muito mais produtivo, além de estabelecer uma disciplina para você e demais pessoas. A ordem importa menos do que organizar e comunicar sua nova rotina.

b) Família toda em casa é um desafio: converse e negocie seus tempos e pausas. Você será a novidade dentro de sua casa e criará uma nova rotina. Uso fones que cancelam ruídos quando preciso estar concentrado. Aprendi também que meu HO não sobrepõe a rotina da casa ou vai gerar stress e brigas desnecessárias. Vale uma conversa entre todos de casa para combinar as regras do jogo.

c) As armadilhas caseiras: quer acordar um pouco mais tarde, tirar aquele cochilo no sofá, visitar a geladeira inúmeras vezes ou aproveitar para pegar aquele bronze na piscina? Ok, mas lembre-se você não está de férias. Não espere também que os outros adotem os mesmos hábitos e depois estejam disponíveis à noite para você. Nessa modalidade de trabalho, os horários precisam ser ainda mais respeitados.

  • d) Tempo das interações: você vai reparar rapidamente que reuniões que duravam muito tempo fisicamente serão resolvidas mais rapidamente virtualmente. E a razão é que todos estarão mais atentos e focados. Reflita!
  • e) Aprenda a escutar mais: temos um hábito no Brasil de todos falarmos ao mesmo tempo ou ter conversas paralelas em reuniões presenciais. Virtualmente essa prática simplesmente não funciona. Ninguém se entende.
  • f) Planeje suas reuniões: quantas vezes não entramos em reuniões sem saber seu objetivo? Virtualmente isso não funciona. Convide apenas as pessoas necessárias para a reunião e em caso de mais de 3 pessoas, comece pelos objetivos da conversa e o papel de cada um.

Agora sua vez. Divida sua experiência de trabalho remoto.

Temos uma grande oportunidade de construir um aprendizado coletivo.

Artigo publicado no Meio & Mensagem

https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2020/03/24/mitos-e-dicas-sobre-home-office.html

Cultura Comportamento
COPYRIGHT © 2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

SIGA-NOS